domingo, 30 de maio de 2010

Relações Públicas na moda

Quando se pensa em um profissional de relções públicas, um dos últimos ramos que se imagina enquadrá-lo é o ramo da moda. Por isso, vou postar uma reportagem em relação a esse assunto que li outro dia e achei muito boa:

"Querendo ou não, quando falamos sobre a atividade e o profissional de relações públicas, o primeiro pensamento que nos surge é: trabalhar na área de eventos ou se voltar para a comunicação integrada? O que muitos não sabem, é um leque de oportunidades que se tem para o profissional de Relações Públicas, e o mundo da moda é um deles.
O setor da moda e do mercado de luxo necessita de profissionais qualificados, que obtenham grande noção sobre as tendências e também, sobre o processo de comunicação e as suas ferramentas.
O mundo da moda propicia ao relações-públicas a atuação em organização de desfiles, coletiva de imprensa, que cuide da imagem e da marca de determinada agência de moda, que crie pesquisas de comunicação para atender as necessidades tanto da empresa que atua como dos clientes e fornecedores. O relações-públicas demonstra essa diferença de lidar com toda a comunicação da organização e seus públicos.
Nessa via de mão dupla, busca informações, tem percepção de melhorias, aprimora e põe em prática. As empresas que não possuem um relações-públicas perdem um profissional que é capaz de criar processos estratégicos de comunicação, onde a facilidade para lidar com situações do cotidiano são resolvidas.
No mundo da moda, isto não é diferente. Planejar eventos, organizar grandes desfiles, fazer um mapeamento de públicos da agência, captando as expectativas da instituição e clientes, entre outras atividades, faz com que a atividade de Relações Públicas consiga aliar-se com grande sucesso ao mundo fashion.
Nos anos 90, com a inserção de grandes eventos de moda aqui no Brasil, sendo um deles o famoso São Paulo Fashion Week, fez com que os profissionais da comunicação tivessem maior participação no segmento. Era necessário marketing para a divulgação dos desfiles e das marcas, editoriais de moda começaram a ser feitos mais assiduamente, mais precisamente junto com a atuação de assessores de imprensa e jornalistas e, por fim, os produtores de moda acabaram por realizar o trabalho dos relações-públicas, englobando todas as áreas da comunicação.
Como as Relações Públicas são uma das profissões mais promissoras e a moda estando sempre em evidência, torna-se indispensável conciliar ambos os ramos, que vai revelar um relações-públicas da moda como um profissional com bastante êxito e futuro. Basta dedicação, empenho e claro, um pouco de estilo também não faz mal a ninguém."
(Relações Públicas na moda - Gilmar Nunes Avila Júnior)

o link: http://www.rrpponline.com.br/int.php?dest=artigos_detalhes&codigo=326



Por: Raíssa

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